31/10/2009

Novo Doblò chega entre os dia 18 e 20 de dezembro

A multivan da Fiat já tem data para chegar: entre os dias 18 e 20 de novembro o Doblò reestilizado será apresentado à imprensa, confirma o site Interpress Motor. Como mostra a ilustração da revista Auto Esporte, o Doblò terá frente semelhante a da versão europeia, mas com toques locais.
Este será o último lançamento da Fiat em 2009, salvo alguma surpresa. O projeto 327, que deve dar origem a uma espécie de crossover compacto, ficou para o 1º trimestre de 2010.

SEGREDO:Novo Astra vem aí!!!

A chevrolet vive atualmente o lançamento do Agile e às vesperas das suas variações.
Embora seja líder de vendas em seu segmento, o Astra, já é visto como obsoleto diante dos concorrentes, apesar de suas reestilizações e renovações mecânicas pelas quais passou nesses 11 anos de mercado.
Lançado aqui em setembro de 1998, mantém sua liderança à custa de grandes volumes de vendas para empresas e taxistas, promoções de vendas, pacotes de equipamentos e preços muito competitivos. Mas a neblina que pairava sobre o futuro Astra já está sendo dissipada. Ao contrário do que muitos imaginavam, a novidade não será simplismente o sedan do Agile. Será um projeto novo, distinto da nova família, com plataforma própria e design exclusivo. Com porte mais avantajado que o da família Agile, o novo Astra terá um projeto totalmente novo e semelhanças dimensionais de seus principais concorrentes. Fontes seguras e confiáveis de dentro da Chevrolet afirmaram categoricamente que para desvendar o segredo deveriámos olhar para o mercado chinês.
E não foi preciso pesquisar muito: a Chevrolet chinesa lançou no primeiro semestre em seu mercado o novo Lova, um sedan oriental do Aveo, um sedan do porte de Polo, City, Linea e Novo Fiesta, destinado aos mercados emergentes. O novo Astra utilizará a plataforma do Lova chinês, chamada de Gamma II, uma evolução da que é usada pelo Corsa atual. Apesar da configuração parecida a Gamma II é moderna até mesmo para os padrões atuais reunindo vários pontos positivos como resistência mecânica e silêncio ao rodar.
A carroceria será redesenhada aqui. A idéia da marca é partir da carroceria chinesa criar novos detalhes para se adequar a cada mercado. O modelo tupiniquim já está praticamente pronto, mas ele não será muito diferente do chinês, por ecônomia de projeto e ferramental dos componentes.
Serão usados os motores 1.4 flex e uma nova versão do 1.8 flex. O 1.8 atual tem um consumo elevado. Podemos esperar o novo Astra para o segundo semestre de 2011.

Post 500 de 2009>>>FLAGRA:Fiat Doblò sem roupa!!!

Esse é o Novo Doblò europeu. O novo utilitário só deve ser apresentado em Março do ano que vem, no famoso Salão de Genebra, porém nós adiantamos as primeiras imagens que mostram com detalhes a nova aparência dele.
As formas da carroceria ficaram menos arredondadas e com o visual mais limpo. Na dianteira, os faróis continuam grandes e chamam bastante atenção. Na lateral, as formas retas se misturam com vincos salientes. Já na traseira, as lanternas permanecem na mesma posição e a distrbuição de luzes agora têm formas mais simples.
No geral o Novo Doblò evoluiu muito e vários detalhes foram corrigidos em relação ao modelo atual. Tudo pensado para agradar em cheio os exigentes consumidores europeus.

FLAGRA:Novo Audi A8 no forno!!!

O atual Audi A8 está à venda desde 2003. Desde aquela época, ele recebeu apenas uma leve reestilização, suficiente para ele não parecer velho diante de Mercedes-Benz Classe S, Lexus LS e até mesmo do novíssimo BMW Série 7. Pois as tais mudanças vão ter de resistir por mais alguns meses, prazo para que a nova geração do A8 chegue ao mercado. A apresentação oficial deve se dar no Salão de Genebra do ano que vem.O novo sedã, chamado internamente de D4, foi flagrado em testes de baixa temperatura sob a carroceria do D3. Era uma mula. Agora, entretanto, temos imagens do protótipo do carro real em testes no sul da Europa.Sob a nova carroceria estará uma versão estendida da plataforma modular usada pelo Audi A4, mas pode contar com o uso de materiais mais exóticos, como alumínio e magnésio, em sua composição. Isso ajudará a diminuir peso e melhorar o comportamento dinâmico.Os motores devem continuar a ser os mesmos do A8 atual, começando pelo V6 de 2,8 litros a gasolina e culminando no V8 FSI 4,2-litros. A novidade deve ficar por conta do novo motor V12 TDI de 6 litros, a diesel, como o nome denuncia. Haverá também mais motores com compressor mecânico e uma aplicação mais freqüente do novo sistema inteligente de gerenciamento de válvulas da marca. O motor W12, segundo os últimos rumores, deve ser aposentado. A culpa seria dos altos custos para produzi-lo, além de emissões altas demais para os padrões atuais e futuros.O modelo de entrada do sedã deve manter a tração dianteira, um pecado em um segmento de mercado que exige tração traseira, mas há as versões AWD, com tração integral permanente. Para elas, será oferecido o novo sistema de distribuição vetorial de torque do quattro, que distribui a força motriz individualmente entre cada um dos eixos e entre as rodas traseiras, o que melhora a tração e a estabilidade

Toyota pode ganhar versão esportiva para brigar com Civic Si

A eterna briga entre o Toyota Corolla e o Honda Civic pode ganhar mais um capítulo. Depois do lançamento da versão intermediária GLi e superar as vendas mensais do concorrente, a Toyota prepara uma versão esportiva do Corolla que contará com motor 2.0 para disputar mercado com o Civic SI.
A nova versão, que deve chegar no segundo semestre do ano que vem, terá como principal novidade o propulsor de 2.0 litros. Não temos informação sobre a potência, mas especula-se que seja próxima dos 200 cavalos.
O visual esportivo também estará presente. As fotos acima são da versão XRS comercializada nos Estados Unidos com motor 2.4 de 158 cv de potência, mas pode indicar como será o aspecto visual da nova versão.

FLAGRA: 300C receberá atualizações!!!

Uma unidade camuflada do Chrysler 300C flagrada pela revista holandesa AutoWeek mostra que o sedan norte-americano receberá uma atualização visual em breve. Segundo a revista, o modelo já contará com tecnologia da Fiat debaixo do capô.
A verdade é que o 300C está há muito tempo com o mesmo visual e precisa de uma renovação, o que é um indício das camuflagens. Apesar disso, a grande mudança do modelo deve estar na motorização, a qual pode contar com uma tecnologia totalmente com um novo propulsor V6 também utilizado em modelos italianos da Alfa Romeo, Lancia e Maserati.
Depois de ter ficado à beira da falência e descartar diversos modelos, a aliança com a Fiat começa a dar resultados. O sedan 300C é um dos modelos em que a marca italiana vai apostar para levantar novamente a marca.

Scion chega ao Canadá em 2010

A Scion é aquela marca da Toyota que foi criada para que o americano visse os japoneses como cool enough, sendo capazes de criar modelos especialmente feitos para agradar as pessoas daquele país. A idéia deu certo, e agora chega o momento de estender um pouco suas asas.
Desde 2002, os modelos da Scion eram vendidos nos EUA. Agora nos chega a informação de que o Canadá terá a Scion de forma oficial a partir de setembro do ano que vem. A princípio, serão 45 concessionárias, nas cidades de Montreal, Toronto e Vancouver.
Toda a linha da Scion será oferecida: os modelos xB, xD e tC. Desde já foi criado um site especial da Scion canadense, para que aqueles que tem idéia de comprar um carro da Scion por lá possam ir montando seus possantes.

Tesla Roadster bate record mundial!!!

Considerado um dos mais avançados veículos elétricos do mundo, o Tesla Roadster bateu um novo recorde mundial esta semana. O ecologicamente correto esportivo norte-americano percorreu os 501 km que separam as cidades de Alice Springs e Coober Pedy, na Austrália, sem precisar de recarregar suas baterias de íons de lítio. A marca supera o antigo recorde do modelo, de 385 km sem parar.
Conduzido por Simon Hackett e acompanhado de Emilis Prelgauskas, o Tesla Roadster foi seguido por um comboio que comprovou a autenticidade do teste. E ainda dava para mais: o computador de bordo do modelo indicava carga suficiente para 4,8 km extras. Acelerando a velocidade máxima, o Roadster tem autonomia de 392 km, segundo o fabricante. Para se ter uma noção do desempenho do modelo, ele completa a tradicional prova de 0-100 km/h em apenas 4 s.

BMW lança versão comemorativa do M5

A BMW criou uma nova versão do M5 para comemorar os 25 anos do sedã. Mas não se trata apenas de um modelo comemorativo: o M5 CSL foi apresentado no circuito de Nurburgring, na Alemanha, um local inspirador para a marca mostrar os atributos do aniversariante. O sedã é equipado com motor V10 5.0 litros, de 588 cavalos, quase 80 cv a mais que a versão convencional. Com torque estimado em 55,3 kgfm, o M5 CSL deverá acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos. Além das modificações no conjunto mecânico, o modelo comemorativo está 50 quilos mais leve, graças ao uso de fibra de carbono no teto e à ausência dos bancos traseiros. Mas, não adianta nem se empolgar: apenas um exemplar do M5 CSL foi produzido, exclusivamente para o aniversário.

Teste da Semana:Volkswagen Jetta!!!

Ele é um sedã. E como todos os sedãs é um carro, em tese, pacato e familiar. Mas, equipado com motor 2.5 de 170 cv e com câmbio sequencial de seis marchas, o Jetta beira a esportividade.
O zero a 100 km/h é vencido em 8s9 e a máxima é de 205 km/h. A suspensão é firme, os freios são eficientes e a direção é leve e precisa. Uma receita que empolga mais do que a carroceria deixa transparecer. Ainda assim, ele não perde as características de um familiar. O bagageiro acomoda 538 litros e o espaço interno é suficiente para uma família.
Vendido em uma única versão, o modelo tem todos os equipamentos de série que um consumidor desse tipo de carro espera. Ar-condicionado eletrônico bizone, direção com assistência elétrica, computador de bordo, piloto automático, sensor de estacionamento, sistema de som com dez falantes, volante multifunção, rodas aro 16, seis airbags, freios ABS e controle de tração são alguns de seus equipamentos. Como opcional, apenas teto solar, faróis de xênon, bancos de couro, rodas de liga 17", sensor de chuva, faróis que permanecem acesos depois do desligamento do veículo e retrovisor antifuscante. A crítica vai para esses três últimos itens, que poderiam ser de série. Fora isso, não dá para se queixar da lista adequada ao preço.
Um carro sem defeitos? Não. O consumo de combustível é bem elevado, com médias declaradas na casa dos 11 km/l mas que, durante o teste, não passaram de 9 km/l. É o preço que se paga pelo desempenho, em dinheiro e em emissão de CO2.

SEGREDO:Novo Ford Focus

É apenas uma ilustração mas, provavelmente perto do que ele vai acabar parecendo. Muito bonito poderá ter a aparência de um Fiesta grande. O Novo Focus deve ser vendido nos EUA a partir de 2012. Este novo Focus será o pesadelo do Cruze já que lançamento do Focus coincidirá com o do Cruze. E vai sair apenas cerca de um ano mais tarde, ou até menos. E a Ford já está falando sobre os novos motores de EcoBoost com muita energia.

FLAGRA: C3 Picasso já roda no Brasil!!!

Parece que a peugeot está para lançar o C3Picasso, pelo menos é o que nos remete o flagra que um leitor fez na saída da fábrica de Peugeot. Segundo ele a “mula” parecia uma minivan de tamanho aproximado ao da Nissan Livina. Segundo nosso fotógrafo o carro não tinha dimensões para ser uma Partner II, mas sim de uma minivan mesmo, mas o retrovisor não bate com a da versão europeia do carro, então temos duas possibilidades, a primeira é de que o carro é o mesmo que é vendido na europa e só trocaram o retrovisor para camuflar o protótipo, e a segunda é de um carro desenvolvido no Brasil com plataforma diferente mas externamente similar ao C3 picasso vendido na Europa.

Novo Polo mais próximo do Brasil!!!

Como sabemos, a chega da nova geração do Volkswagen Polo ao Brasil ainda é uma incógnita. Inúmeros fatores pesam contra sua chegada ao nosso mercado, dentre eles a complexidade do novo projeto, que o torna caro demais para ser vendido por aqui. Contudo, informações do colunista Fernando Calmon resgatam a esperança de termos a mais nova geração do hatch vendida no Brasil.
Na Índia, o segmento de compactos é um dos mais promissores do mundo, daí o interesse da VW e de muitas outras montadores em produzir compactos por lá. E como o país, assim como o Brasil, é considerado emergente, esses compactos sempre ganham versões mais simplificadas e, por conseqüência, mais baratas. Dessa forma, a produção do Polo na Índia torna o hatch bastante viável para o nosso mercado. Aguardemos

Comparativo:Fiat Punto T-Jet versus Volks Polo GT (Parte II)

Já às 1.000 rpm (quando o motorista vai sair com o carro) até cerca de 1.800 rotações, faixa em que a atuação do turbo é discreta ou ainda inexiste, o motor se comporta como um 1.4 aspirado, apático e lento, e sua resposta deixa a desejar.
O ideal, nesse caso, seria ter um compressor mecânico que operasse em sincronia com o turbo, produzindo um bom torque desde as arrancadas e uma boa potência nas médias e altas rotações. Além disso, o motor do T-Jet só funciona a gasolina.
As rodas aro 15 do Volks e os pneus de perfil mais alto são queixas dos fãs de esportivos
É nesse ponto que entra o motor flex do Polo GT. Como sua capacidade cúbica é generosa para o porte do hatch, desde as 1.000 rpm ele já mostra o vigor de um bom torque, dando a impressão de que anda mais.
Mas o bom e velho "aspiradão" da Volks não faz frente às características positivas de um motor turbo. Com álcool, ele produz contidos 120 cv (116 cv com gasolina) e seu torque não passa dos 17,3 kgfm a 2.250 rpm - nesse regime, o Punto já oferece 21,1 kgfm.
Mas, de 1.000 até 2.000 rpm, faixa de utilização comum nos centros urbanos, o motor do Polo mostra-se superior, com uma dirigibilidade mais agradável e um torque mais equilibrado. Entretanto, quando o assunto é esportividade, a pegada mais arisca do turbo agrada mais. E sob esse aspecto, andando a plena potência, o desempenho do Punto T-Jet é indiscutivelmente superior ao do Polo GT. Com álcool e tudo.

Hyundai Genesis Coupé na Argentina em dezembro

A Hyundai agendou para o início de dezembro o lançamento do esportivo Genesis Coupé na Argentina. O modelo, que inova na marca por trazer tração traseira, será vendido inicialmente em apenas uma versão, equipada com um propulsor 2.0l turbo de 212 cv e câmbio manual de seis velocidades. O preço deverá ficar na faixa dos US$ 40.000 (cerca de R$ 69.000), abaixo dos R$ 110.000 previstos para o modelo a ser vendido no Brasil.
Como faz com a maioria de seus veículos, a Hyundai aposta na boa relação custo-benefício para atrair clientes. Sucesso de vendas principalmente nos países da América do Norte, o Genesis sai de fábrica equipado, dentre outros itens, com seis airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade e rodas de liga leve de 18”.
Posteriormente, a Hyundai lançará no país vizinho a versão mais potente do cupê. Nela, o bloco 3.8l V6 desenvolve mais que suficientes 306 cv de potência, tornando o Genesis uma ótima opção no segmento dos esportivos. Ficou com ciúmes dos hermanos? Pode relaxar. Também está quase certo o lançamento do modelo para o fim do ano – no mais tardar, teremos ele no começo de 2010.

Comparativo:Fiat Punto T-Jet versus Volks Polo GT (Parte I)

Adversários diretos na conquista de um mesmo consumidor, Polo e Punto mantêm essa saudável disputa acesa em suas versões esportivas, ambas top de linha. Além da apresentação mais descolada, atraente e com mais equipamentos se comparadas às outras versões de suas linhas, Polo GT e Punto T-Jet têm no desempenho o ponto marcante de suas personalidades.
Mesmo buscando seduzir um mesmo tipo de cliente - o que se sente atraído por carros esportivos -, os dois diferem conceitualmente, já que cada fabricante utilizou uma fórmula própria para melhorar a performance de seus hatches: a Volkswagen optou por um motor de grande capacidade cúbica (2,0 litros), enquanto a Fiat resolveu utilizar um motor de pequeno porte (1,4 litro) superalimentado através de um turbocompressor
Apesar de os números de performance serem bem mais favoráveis no hatch da Fiat, o Polo GT mostra boas e positivas qualidades. O moderno propulsor do Punto produz 152 cv, mas é no comportamento de sua estável curva de torque que está o segredo de sua dirigibilidade: gera 21,1 kgfm de força máxima, que começa a 2.250 rpm e fica assim até os 4.500 rpm.
Na prática, isso significa que, nesse regime de rotações, sempre que o motorista pisar fundo no acelerador ele terá disponível essa força, que é imediatamente transformada em respostas rápidas, dando satisfação àqueles que curtem um esportivo, em que pese os 1.230 kg do Punto, contra os 1.141 kg do Polo.

FLAGRA:Opel Meriva!!!

A Opel já está finalizando os testes da nova minivan Meriva 2010 na Europa. Diferentemente daqui, lá o futuro da minivan parece ser bem mais promissor.
Com um design muito mais moderno, a Meriva 2010 traz linhas avançadas e particularidades, como portas traseiras suicidas e uma ligeira queda na base dos vidros laterais traseiros, que também deverá ser aplicado na substituta da van Buick GL8 na China.
A frente é totalmente voltada para o estilo do Novo Astra e a traseira possui um visual mais exclusivo, embora no geral, o modelo fique bem mais próximo de minivans japonesas, como o Novo Honda Fit. O modelo branco das fotos revela também um teto solar panorâmico.
Essa nova geração da Meriva será produzida na fabrica espanhola de Zaragoza, oferecendo como opções, motores 1.4 e 1.6 a gasolina, além de 1.3 e 1.7 movidos a diesel.
Espera-se futuramente uma opção turbinada na versão OPC, que deverá render 180 cv e um bom desempenho. E aqui?
Aqui, podemos dizer adeus antecipadamente a Meriva, já que a mesma deverá ser substituída por uma nova minivan com base na “nova” plataforma que dará origem ao substituto do Corsa Sedan atual.

Projeção do Volks NMS

O Blog Irmão do Décio apresentou nesta semana uma projeção do Volks NMS. Aprojeção foi feita a partir do sketch divulgado pela Volks. Veja a imagem e o texto redigido por Du Oliveira, dono do blog:
"Uma projeção mais realista do futuro Passat americano a partir do Sketch oficial apresentado pela VW. O projeto NMS será apresentado ano que vem nos EUA para concorrer com Fusion e Camry. Se fosse também fabricado no México poderia vir para o Brasil a um preço razoável.
Usei como base o A4 um pouco mais alongado, o desenho no canto de cima da imagem é o da VW, só o inclui para efeito de comparação, já a projeção fiz hoje."

Audi e BMW possuem modelos mais potêntes

É certo que a potência e o torque de qualquer carro, na prática não corresponde aos números divulgados pela fabricante do veículo, talvez pelas condições do teste ou devido a própria marca. Entretanto, a diferença , nesse caso não é grande.
Em setembro a revista Carro fez testes com o BWM 135i, equipado com um motor3.0 V6 biturbo, que segundo a marca gera 306cv e 40,8kgfm de torque. Mas, ao testa-lo no dinamômetro (equipamento usado para medir o desempenho de veículos), foi obtida a potência de 343cv e 48,2 kgfm torque.
A equipe da revista achou estranho, esta unidade poderia ter algo a mais que o deixou mas potente. Acontece que o site norte-americano Autoblog também constatou mais potência num teste com o também BMW 335i, que usa o mesmo motor do 135i. Não deu outra, ele rendeu 348 cavalos de potência e e 48,1kgfm de torque.
Também surpresos, a equipe do site resolveu testar uma unidade do Audi S4 2010, que também possui um motor 3.0 V6, porém com compressor. O que descobriram, foi que ele desenvolvia muito mais que os 331cv e 46,4kgfm de torque. O resultado deu nada mais do que 397cv e 54kgfm e torque máximo.
É comum que as montadoras reduzam os números de seus carro, até mesmo a cilindrada dos motores, para que eles paguem menos impostos. Na Europa, por exemplo, a BMW vende o M3 (Versão apimentada do 335i) com 343cv de potência. Como ela convenceria o consumidor a pagar mais por um carro que gera o mesmo.
Simples, o valor de uma apólice de seguro varia, também em função da potência. Se for isso mesmo, acho que é um ato nobre da montadora, “reduzir” a potência de seu bólido para que o consumidor pague menos impostos ou menos seguro é uma coisa boa.

FLAGRA:Novo Fiat Doblò europeu mais uma vez!!!

Enquanto aqui no Brasil esperamos por uma mera reestilização no nosso atual Doblò, que deve receber alterações cirúrgicas para continuar firme no mercado, já que possui a mesma cara desde o lançamento da primeira geração, os privilegiados consumidores europeus estão perto de receber uma geração totalmente nova e bem mais atual do utilitário (como já mostrado aqui). De acordo com essas novas imagens que surgiram hoje e que mostram os detalhes com muito mais qualidade, o visual está bem mais amadurecido e apresenta elementos da nova fase estílistica da montadora que se iniciou com o Bravo. A carroceria está mais "musculosa" e passa a sensação de imponência. Os faróis continuam grandes e chamam atenção pelo desenho atraente, inpirado no do belo hatch médio já citado acima e a grade dianteira agora apresenta uma enorme entrada de ar, que também se mostra bastante estilosa. Já na parte traseira, as lanternas continuam verticais, ainda localizadas entre a tampa e a parte envidraçada. Falando da tampa traseira, ela parece bem maior e com um grau melhor de abertura.Essa nova geração é uma resposta da marca italiana ao lançamento dos novos Berlingo e Partner, que trouxeram uma novo parâmetro de qualidade ao segmento na Europa e estão vendendo muito bem. E julgar por essas imagens, parece que dessa vez a Fiat acertou.
Resta agora ficar atento ao lançamento oficial, quando devem surgir mais informações, principalmente sobre as novas motorizações.