31/10/2009

Comparativo:Fiat Punto T-Jet versus Volks Polo GT (Parte I)

Adversários diretos na conquista de um mesmo consumidor, Polo e Punto mantêm essa saudável disputa acesa em suas versões esportivas, ambas top de linha. Além da apresentação mais descolada, atraente e com mais equipamentos se comparadas às outras versões de suas linhas, Polo GT e Punto T-Jet têm no desempenho o ponto marcante de suas personalidades.
Mesmo buscando seduzir um mesmo tipo de cliente - o que se sente atraído por carros esportivos -, os dois diferem conceitualmente, já que cada fabricante utilizou uma fórmula própria para melhorar a performance de seus hatches: a Volkswagen optou por um motor de grande capacidade cúbica (2,0 litros), enquanto a Fiat resolveu utilizar um motor de pequeno porte (1,4 litro) superalimentado através de um turbocompressor
Apesar de os números de performance serem bem mais favoráveis no hatch da Fiat, o Polo GT mostra boas e positivas qualidades. O moderno propulsor do Punto produz 152 cv, mas é no comportamento de sua estável curva de torque que está o segredo de sua dirigibilidade: gera 21,1 kgfm de força máxima, que começa a 2.250 rpm e fica assim até os 4.500 rpm.
Na prática, isso significa que, nesse regime de rotações, sempre que o motorista pisar fundo no acelerador ele terá disponível essa força, que é imediatamente transformada em respostas rápidas, dando satisfação àqueles que curtem um esportivo, em que pese os 1.230 kg do Punto, contra os 1.141 kg do Polo.

0 comentários:

Postar um comentário