Adversários diretos na conquista de um mesmo consumidor, Polo e Punto mantêm essa saudável disputa acesa em suas versões esportivas, ambas top de linha. Além da apresentação mais descolada, atraente e com mais equipamentos se comparadas às outras versões de suas linhas, Polo GT e Punto T-Jet têm no desempenho o ponto marcante de suas personalidades.
Mesmo buscando seduzir um mesmo tipo de cliente - o que se sente atraído por carros esportivos -, os dois diferem conceitualmente, já que cada fabricante utilizou uma fórmula própria para melhorar a performance de seus hatches: a Volkswagen optou por um motor de grande capacidade cúbica (2,0 litros), enquanto a Fiat resolveu utilizar um motor de pequeno porte (1,4 litro) superalimentado através de um turbocompressor
Apesar de os números de performance serem bem mais favoráveis no hatch da Fiat, o Polo GT mostra boas e positivas qualidades. O moderno propulsor do Punto produz 152 cv, mas é no comportamento de sua estável curva de torque que está o segredo de sua dirigibilidade: gera 21,1 kgfm de força máxima, que começa a 2.250 rpm e fica assim até os 4.500 rpm.
Na prática, isso significa que, nesse regime de rotações, sempre que o motorista pisar fundo no acelerador ele terá disponível essa força, que é imediatamente transformada em respostas rápidas, dando satisfação àqueles que curtem um esportivo, em que pese os 1.230 kg do Punto, contra os 1.141 kg do Polo.
Mesmo buscando seduzir um mesmo tipo de cliente - o que se sente atraído por carros esportivos -, os dois diferem conceitualmente, já que cada fabricante utilizou uma fórmula própria para melhorar a performance de seus hatches: a Volkswagen optou por um motor de grande capacidade cúbica (2,0 litros), enquanto a Fiat resolveu utilizar um motor de pequeno porte (1,4 litro) superalimentado através de um turbocompressor
Apesar de os números de performance serem bem mais favoráveis no hatch da Fiat, o Polo GT mostra boas e positivas qualidades. O moderno propulsor do Punto produz 152 cv, mas é no comportamento de sua estável curva de torque que está o segredo de sua dirigibilidade: gera 21,1 kgfm de força máxima, que começa a 2.250 rpm e fica assim até os 4.500 rpm.
Na prática, isso significa que, nesse regime de rotações, sempre que o motorista pisar fundo no acelerador ele terá disponível essa força, que é imediatamente transformada em respostas rápidas, dando satisfação àqueles que curtem um esportivo, em que pese os 1.230 kg do Punto, contra os 1.141 kg do Polo.
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