30/06/2008

Novo Gol!!!

Com quase 4,8 milhões de unidades vendidas no Brasil em 28 anos de mercado, sem falar na liderança ininterrupta em vendas desde 1987, o Gol passa pela mudança mais profunda de sua história. E, para não correr risco de fracassar no seu maior sucesso, a Volkswagen executou tudo com muito cuidado e deu ao modelo uma qualidade de construção rara no segmento. A novidade chega com preço a partir de R$ 28.890.
A plataforma da primeira geração, que foi passando por algumas mudanças até a chamada Geração 4, não é mais usada. A Volkswagen agora utiliza a PQ24, a mesma do Fox e do Polo. Assim, o motor deixa a posição longitudinal e agora fica na transversal, abrindo mais espaço na cabine, além dar mais segurança. O novo Gol também ganha em rigidez (55% a mais) com a nova plataforma a ponto de, segundo a VW, ser mais rígido com dez anos de uso do que um Gol G4 0km.Nem por isso o novo Gol cresceu muito, muito pelo contrário. São 3,89 metros de comprimento, 1,65 m de largura e 1,46 m de altura, com 2,47 m de distância entreeixos. O atual mede, respectivamente, 3,93 m de comprimento; 1,62 m de largura; 1,41 m de altura e tem 2,46 m de entreeixos. O refinamento é tanto que sua suspensão dianteira é usada na plataforma PQ25, a mesma do novo Seat Ibiza, e dos futuros Audi A1 e novo Polo. Os vãos entre peças da carroceria seguem o padrão europeu e têm 3,5 milímetros, contra 5 milímetros do G4.Suas linhas seguem um novo padrão, que começou com o utilitário esportivo Tiguan e deve ser adotado nos próximos lançamentos da marca. O processo de criação do novo Gol começou no Brasil e foi aperfeiçoado na Alemanha. Antes de ganhar suas linhas definitivas, recebeu também um leve refinamento nos estúdios de design da empresa em Wolfsburg, passando pelas mãos do italiano Walter de'Silva, designer-chefe do Grupo Volkswagen (que assina projetos como Scirocco, Audi Q7 e Seat Ibiza), e do alemão Klaus Bischoff, diretor de Design da marca Volkswagen.
Os faróis têm traços retos e são separados por uma larga grade. O V característico dos VW atuais não existe mais. O capô desce pelas laterais, se encontra com os pára-lamas e dá origem à linha de cintura. As laterais trazem um vinco que termina passa pelas lanternas traseiras e dá a volta na carroceria. As janelas são estreitas e a posterior tem contorno arredondado. O teto segue reto até a traseira e termina e um aerofólio, integrado a tampa e presente em todas as versões.A traseira também é inédita. Apesar de um certo ar de 307, a inspiração das lanternas retangulares vem dos primeiras gerações do Gol e ficam destacadas, em alto relevo. A tampa do porta-malas tem um vinco forte e inspira robustez. A princípio, somente a versão cinco portas será vendida.O interior, apesar de novo, não sai do padrão VW. O painel é uma mistura de Gol G4 com Polo. Do primeiro vêm os difusores de ar redondos e a inspiração para o desenho do console central. Os mostradores agora são como os do Polo e deixam de lado a solução adotada no Fox. Os bancos estão até 2,9 cm mais altos e têm novo desenho, mais envolvente. Os revestimentos são semelhantes aos encontrados na concorrência, porém a montadora caprichou nos encaixes. O espaço, exceto na largura, não muda muito e há até oito porta-objetos espalhados pelo interior. O porta-malas leva 285 litros de bagagem, mesma capacidade do Gol G4.
Na mecânica, como dito acima, a maior mudança está na posição do motor, que passa a ser transversal. O motor 1.0 é o mesmo do G4, porém traz a melhorias plicadas na linha Fox, com mais o torque, o chamado VHT (ou Very High Torque). São 9,7 kgfm (gasolina) e 10,6 kgfm (álcool) de torque máximo a 3.850 rpm e 72/76 cv de potência, respectivamente. De acordo com a VW, a velocidade máxima é de 167 km/h (com gasolina) e 169 km/h (com álcool) e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 13,4 s, com gasolina, e 12,9 s, com álcool. O consumo urbano é de 14,1 kml/l com gasolina e 9,6 km/l com álcool. Na estrada, são 18,6 km/l (G) e 12,6 km/l (A).O Gol 1.6 abandona o lendário motor AP em prol do EA111, também usado nos irmãos Fox/Polo/Golf. Com as mesmas mudanças do 1.0 (VHT), tem torque máximo de 15,4 e 15,6 kgfm a 2.500 rpm. A potência máxima é de 101 cv com gasolina e 104 cv com álcool, sempre a 5.250 rpm. A relação de marchas é mesma usada no Polo. Os dados de desempenho divulgados são velocidade máxima de 190 km/h (gasolina) e 192 km/h (álcool) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 s (gasolina) e 9,6 s (álcool). O consumo na cidade é de 13,1
km/l com gasolina e 8,8 km/l com álcool. Já o rodoviário é de 18,5 km/l (G) e 12,4 km/l (A).

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