Ask me anything http://formspring.me/erycleyton
Na fábrica vizinha à da Volkswagen - que produz SpaceFox e a nova picape Amarok, já sai o Focus hatch e sedã vendido no mercado brasileiro. Inicialmente o Kuga será oferecido como importado na Argentina, com motor 2.5 turbo e duas versões de acabamento: Trend e Titanium, com preços equivalentes a R$ 70 mil e R$ 78 mil, na ordem. Feito sobre a mesma plataforma do Focus, o Kuga também compartilha diversos componentes com o carro médio, mas sua tração é integral, além de oferecer opções de câmbio manual de seis velocidades ou automático seqüencial de cinco. A produção no país vizinho torna sua comercialização no Brasil quase inevitável.
Por aqui, o Kuga terá como principais concorrentes o Chevrolet Captiva 2.4 e o Honda CR-V, ambos isentos de imposto de importação por serem produzidos no México.
Agora resta saber se o modelo está aqui somente a passeio ou se o fabricante tem intenção de fabricar o Punto na carroceria de duas portas no país. Para isso ocorrer seriam necessárias algumas mudanças na linha para que ela possa receber carroceria de duas portas.
Apesar de manter um pouco do conservadorismo da GM, o Agile não passa despercebido pelas ruas, gera comentários, e, para a maior parte do público, isso é mais importante do que ser bonitinho e comum. Por outro lado, o Novo Fox busca a unanimidade, tem linhas mais harmônicas e deve agradar a maioria.
Quem apostou melhor, só o tempo dirá. Se o Agile surpreende por fora, por dentro decepciona. Não pelo visual nem pelo espaço, que é até generoso (menos para os ombros do que para as pernas, é verdade), mas sim pelo acabamento. Muito plástico duro, com rebarbas e encaixes duvidosos.
O Fox também não é um primor na qualidade dos materiais, mas é mais agradável ao toque e aos olhos e, comparado ao anterior, com aquele quadro de instrumentos que beirava o ridículo, deu um belo salto.
No Agile, que tem altura menor que o Fox, isso foi conseguido com o posicionamento dos bancos dianteiros mais para cima. Apesar de as potências serem semelhantes, o propulsor 1.4 de 102 cv do Agile tem comportamento diferente do motor 1.6 de 104 cv do Fox. Sua curva de torque é mais aguda, e o pico de 13,5 kgfm se dá a 3.200 rpm, contra 15,6 kgfm a 2.500 rpm do rival da VW.
As relações de marchas do Fox são mais curtas (com exceção da primeira, mais encurtada no Agile para favorecer a arrancada), o que aumenta a sensação de vigor em todas as faixas de rotação, mas piora ligeiramente o nível de ruído e o consumo. De qualquer forma, ambos oferecem boa dirigibilidade para uma proposta urbana.
Depois vem a versão SR junto com a SRT, que tem um motor 3.0 V6 de 215 cavalos. A SRT8 tem uma unidade 6.1 V8 de nada menos que 425 cavalos de potência. Em todas as versões, o 300C conta com bancos de couro, controle de estabilidade, freios ABS, oito airbags, bancos dianteiros com aquecimento, iluminação interior de LEDs, faróis de neblina, sensores de estacionamento, faróis xenon, sensor no parabrisa, rodas de 18 polegadas e som com CD e MP3, da marca Boston Acoustics.
A versão SR custa em torno de 72.000 reais, e adiciona espelho interno anti-ofuscamento, som melhor com subwoofer, GPS com reconhecimento de voz e Bluetooth. A versão SRT custa 80.000 reais e adiciona grade cromada, espelhos laterais e maçanetas pintadas na cor do carro, rodas de 20 polegadas e detalhes em fibra de carbono no interior.
Antes da crise financeira ter atingido em cheio as montadoras, existia a informação por fontes da própria Fiat de que uma nova versão, o Bravo Weekend, também seria produzido por aqui. Como o mercado brasileiro é um dos mais promissores do mundo, é possível que este plano seja retomado junto com o início da produção da versão hatch por aqui.
Prova disso é a Hyundai que já começa a dominar com i30, a Ford que inicia a venda do Novo Focus Flex, a Volkswagen que se prepara para produção do Novo Golf VI por aqui além do Peugeot 308 que deve chegar no ano que vem.
No primeiro flagra do ano o blogueiro Diogo Dias do CarsDias flagrou a picape Peugeot 207 sem nenhuma camuflagem na cidade de Resende (RJ). O modelo já entrou em produção, entretanto, seu lançamento comercial será somente em março. A picape chegará na versão aventureira das fotos com motor 1.6 16V e uma versão mais simples voltada para o trabalho e equipada com motor 1.4 8V.
Além dela a Peugeot prepara o lançamento do 308 Sedan que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o modelo inclusive já deve circular pelas estradas próximas a fábrica em Porto Real (RJ), quem flagrar e quiser contribuir com fotos ou informações com blog entre em contato com o MUNDO AUTOMOTIVO pelo email erycleyton@gmail.com ou macarros@gmail.com ou converse comigo pelo MSN erycleyton@hotmail.com.
O Chevrolet Agile já é um sucesso de vendas, mesmo existindo apenas em versão 1.4, com preços começando acima dos 33.000 reais. A Chevrolet não vai deixar esse sucesso acabar tão cedo, e planeja lançar o Agile 1.0, com preço menor.


