18/03/2009

Nissan Livina!!! A minivan parente do Logan

A Nissan começa a vender no Brasil, na próxima segunda-feira (23/03), o monovolume Livina. O modelo, primeiro veículo de passeio da montadora japonesa produzido por aqui, chega para brigar com Honda Fit, Chevrolet Meriva e Fiat Idea com duas opções de motorização, quatro configurações e preço inicial de R$ 46.690. Exposto no Salão de São Paulo, em outubro passado, o Livina é um projeto global da Nissan para países em desenvolvimento. Já teve mais de 100.000 unidades vendidas na China, Indonésia, Vietnã, Taiwan, África do Sul, Malásia e Filipinas, desde que começou a ser produzido, em 2007. Seus traços são alinhados com os de outros Nissan e não negam sua origem asiática. Sua produção acontece na unidade Renault-Nissan em São José dos Pinhais (PR) e o índice de nacionalização é de 70%.O Livina mede de 4.18 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,57 m de altura e tem 2,60 m de distância entreeixos. No porta-malas, cabem 449 litros de bagagem. No Fit, são 3,90 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,53 m de altura. O entreeixos tem 2,50 metros e seu porta-malas comporta 384 litros.
Seu painel também segue o padrão Nissan, com mostradores circulares destacados, revestimento em tons de cinza e acabamento prateado no console central e volante. Há porta-mapas, porta-copos dianteiros e traseiros, porta-objetos no console central e também no painel central (quando não há sistema de áudio) e somente o encosto traseiro é rebatível.São quatro configurações possíveis: 1.6 16V básica ou SL e 1.8 16V, também básica ou SL. Todas vêm com ar-condicionado, direção elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos e airbag do motorista. A SL inclui, ainda, rodas de alumínio 15", freios com ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BA (que aplica toda a força em frenagens de emergência), faróis de neblina dianteiros, travamento automático das portas com sensor de velocidade, travamento das portas por controle remoto, alarme (somente versão 1.8 SL), airbag duplo, CD MP3 com entrada auxiliar para iPOD e quatro alto-falantes, banco traseiro bipartido, volante com revestimento de couro, capas dos retrovisores e maçanetas das portas da cor da carroceria e grade frontal cromada.
O motor 1.6 16V é o mesmo usado na gama Renault. Gera 104 cavalos a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina e de 108 cv, na mesma faixa de rotação, com álcool. O torque máximo é de, respectivamente, 14,9 kgfm e 15,3 kgfm a 3.750 rpm. Com câmbio manual de cinco velocidades, tem 183 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos. Quando roda com gasolina, o motor 1.6 16V percorre 12,8 km/l em ambiente urbano, valor que sobe para 17,5 km/l na estrada. Com álcool, os valores ficam, respectivamente, em 7,7 km/l e 10,5 km/l.Já o 1.8 16V vem do Nissan Tiida e agora conta com injeção flex. São 125 cv a 5.200 rpm quando abastecido com gasolina e de 126 cv, na mesma rotação, quando abastecido com álcool. O torque máximo é de 17,5 kgfm a 4.800 rpm com qualquer um dos combustíveis. Seu câmbio é somente o automático, com quatro marchas. Chega a 182 km/h e leva 10,7 segundos para atingir os 100 km/h. Seu consumo com gasolina é de 11,6 km/l na cidade e de 17,2 km/l em rodovias. Com o uso do combustível vegetal, o propulsor mais potente do segmento percorre, respectivamente, 7,0 km/l e 10,3 km/l.Em ambas as motorizações, o acesso ao tanque de gasolina para a partida a frio é feito fora do cofre do motor. O bocal fica próximo ao limpador de para-brisa.
A garantia do Livina é de três anos. A Nissan pretende vender cerca de 800 unidades por mês do Livina no mercado brasileiro. Deste total, a marca prevê inicialmente uma divisão de 35% para o 1.6; 20% para 1.6 SL; 25% para o 1.8 e 20% para o 1.8 SL.Confira os preços da linha Livina:
1.6 - R$ 46.690
1.6 SL - R$ 51.490
1.8 - R$ 50.690
1.8 SL - R$ 56.690

0 comentários:

Postar um comentário