03/12/2009

FLAGRA:McLaren MP4-12C!!!

Ele já foi mostrado mas continua em desenvolvimento, como se pode notar pelas fotos que a Automedia fez no Círculo Polar Ártico. Apesar da camuflagem pesada, o carro que se esconde já é velho conhecido do público. Trata-se do MP4-12C, o mais novo McLaren .O superesportivo chega em momento oportuno. A Ferrari mostrou o novo 458 Italia em Frankfurt. A Mercedes-Benz também exibiu em Frankfurt o sucessor espiritual do Asa-de-Gaivota, o SLS, mas nenhum destes esportivos deve chamar tanto a atenção quanto o MP4-12C.Isso acontece por conta da referência a que um McLaren remete, o fantástico McLaren F1, mas não é para tanto. O MP4-12C mira exatamente no 458 Italia. Em outras palavras, a McLaren quer começar a enfrentar a Ferrari também em números de vendas.O início dessa batalha será em 2011, quando o MP4-12C começar a ser vendido por valores entre 125 mil e 175 mil libras esterlinas, algo como R$ 375 mil e R$ 525 mil. O carro será vendido no mundo todo, segundo a empresa, o que já prenuncia que haverá algum distribuidor oficial McLaren no Brasil.

Além do 12C, a McLaren pretende ter dois outros modelos em sua linha, um mais caro que o 12 C, para concorrer com Ferrari 599 GTB Fiorano, e um ainda mais caro que esse, para enfrentar o Bugatti Veyron e tentar suceder o F1.
O 12C é, segundo a McLaren, o primeiro carro de seu segmento a contar com um chassi monocoque de fibra de carbono moldado em uma peça só. Chamado de Carbon MonoCell, ele constitui a parte do habitáculo do veículo e pesa menos de 80 kg. A McLaren não fala em quanto o carro pesa, mas deve ser muito pouco, em comparação com os concorrentes.Por outro lado, a empresa não se furta a falar nem do motor nem da transmissão, que seriam feitos sob medida para o carro. Em outras palavras, a McLaren não adaptou nenhum motor ou transmissão que já existissem para tornar os custos mais baixos.O propulsor é chamado de M838T. Trata-se de um motor V8 (com oito cilindros dispostos em “V”, entre si) de 3,8 litros, turbos gêmeos e cerca de 600 cv e 600 Nm. A transmissão, seguindo a tendência entre os esportivos, é uma manual automatizada de dupla embreagem com sete velocidades chamada de Seamless Shift Gearbox (SSG).Em relação às suspensões, elas são independentes nas quatro rodas com braços triangulares sobrepostos e amortecedores hidráulicos interligados e reguláveis, o que permite que o carro tenha inclinação quase neutra nas curvas, dependendo do programa de suspensão escolhido a cada momento. O motorista tem três opções de regulagem do Active Dynamics Panel, que é como a McLaren chama o sistema: Normal, Sport e High Performance.
Dentro do propósito de manter o peso do carro baixo, a McLaren adotou um dispositivo eletrônico chamado de Brake Steer, ou curvas com freio, em uma tradução livre. Para que o carro faça uma curva mesmo que tenha entrado nela em velocidade mais alta do que a recomendável, ele freia as rodas de dentro, agindo como um diferencial de deslizamento limitado, mais pesado do que o sistema eletrônico.As portas, em diedro, seguem o padrão do McLaren F1, para espaços de abertura total menores do que os de portas convencionais, enquanto as rodas são de aro 19” na dianteira e de aro 20” na traseira. A McLaren não informa quando o carro terá sua apresentação oficial ao público.

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