06/07/2009

Informações sobre o Chevrolet Agile!!!

A GM do Brasil está trabalhando no Chevrolet Agile, o hatch do projeto Viva já por três anos. Sempre a portas fechadas. Mas agora chegou a hora de fazer testes pelas ruas e estradas, e foi aí que o modelo passou a ser flagrado algumas vezes.
E para fazer os testes finais, o carro não pode ter aquele monte de peças plásticas pretas, montadas para deixar o visual do carro diferente do que na verdade será. É por isso que o Chevrolet Agile foi visto na Argentina exatamente como será lançado, apenas com adesivos preto e branco colados por toda a carroceria.
Os planos de testes de rodagem foram mudados de última hora. As unidades do Agile não mais passariam pelos testes nas estradas do Brasil, mas sim da Argentina. Vemos que o Chevrolet Agile será mesmo um modelo criado nos moldes do Volkswagen Fox, mais alto, quase uma minivan, com maior espaço interno e melhor posição de dirigir.
O Agile será fabricado na Argentina, a um ritmo de 96.000 unidades por ano, abastecendo os países do Mercosul. Na dianteira, teremos uma grade cortada por uma faixa, como a frente do Malibu, já imitado pela nossa Meriva.
Os faróis foram inspirados nos da Captiva, grandes, mas com conjunto óptico pequeno, visando redução de custos, como é o caso do Renault Sandero. Os apoios de cabeça traseiros são como os da Fiat Idea, que se encaixam no banco quando não estão sendo usados.O motor do Agile deverá ser o 1.4 Econo.Flex, já usado em Corsa e Prisma, entregando até 105 cavalos de potência no álcool. Talvez teremos uma atualização do motor 1.8 da Família I, entregando mais potência, na casa dos 125 cavalos.
A Chevrolet já fez essa atualização no seu motor 1.8, mas ainda não a estreou em nenhum modelo. Talvez esteja aguardando para lançar a novidade no Agile. A GM do Brasil ter tirado de linha as versões de motor 1.8 do Corsa mostra onde o Agile deverá ficar na linha da marca.
Habitará a faixa entre 33.000 e 43.000 reais, entre o Corsa 1.4 e a Meriva 1.4. Logo acima já temos também o Astra 2.0. Essa faixa de preço fica acima do Fox atual, mas a versão reestilizada dele deverá custar mais, ficando bem onde o Agile entrará. Aliás, o Agile será lançado em outubro.
O Chevrolet Beat foi descartado do projeto Viva, por razões de custo, obviamente. Então o Agile foi colocado em seu lugar, sendo um projeto específico para países emergentes. Ele também deverá ser fabricado na Rússia.
Até 2014 ou 2016, o Agile deverá suprir a demanda que no passado já foi encarada pelo Corsa. Depois disso, a GM irá trazer ao Brasil a Global Small Platform, num modelo mais refinado. Mas é aquilo. Até 2014 ficaremos com algo inferior, específico de países emergentes, como outras marcas andam fazendo.
O carro flagrado tinha rodas de aro 14, que ficam claramente pequenas demais naqueles paralamas. Na versão mais simples, espelhos retrovisores tem ajustes internos manuais. A lanterna traseira é quase idêntica ao carro conceito GPiX.
A plataforma do Agile é um misto da plataforma do Corsa com a do Prisma, com suspensões derivadas do Prisma. A tampa do porta-malas tem uma discreta saliência no topo, se parecendo com um aerofólio.
No primeiro semestre de 2010 teremos o segundo lançamento da família Viva, um pseudo-aventureiro urbano inspirado no CrossFox. A GM espera vender até mais desse quase-jipinho do que do Agile: 104.000 unidades por ano.

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