30/07/2009

Volkswagen Polo i-Motion!!!

Pronto. Agora também a Volkswagen aderiu ao câmbio manual com embreagem automatizada, vulgo “Dualogic” na Fiat e “Easytronic” na Chevrolet. A Volks optou pelo nome “iMotion”, garboso, mas que significa a mesma coisa: um aopção mais barata ao câmbio automático, com consumo de combustível menor, porém, de operação um tanto desagradável. E estreia na “cobaia” da marca, o Polo, que anda recebendo todas as novidades dos últimos tempos.
A VW também chama o sistema de ASG ou Automated Sequential Gearbox (câmbio sequencial automatizado), mas no fundo é o mesmo equipamento da Fiat, fornecido pela Magnetti Marelli. Mas a montadora, conhecida pelo esmero tecnológico, tentou melhorar o resultado ao adaptar a caixa manual do Polo para ele.
Segundo uma fonte do blog que dirigiu o Polo iMotion, “o comportamento é bom, mas não deixa de ser um câmbio automatizado, que exige que você se adapte a ele e não o contrário”. De fato, o modelo da VW não tem, por exemplo, aquela mensagem irritante da Fiat quando a manobra “não é consentida”. Mas é preciso aliviar o acelerador nas trocas para não ver o carro dando tranco.
A novidade é que o Polo ganhou paddle-shift no volante, assim como o Stilo, recurso interessante nesse caso. Há também uma tecla “sport” para que o modo automático estique mais as marchas. Mas, para quem tem um câmbio automático com tiptronic, de trocas rápidas, ou mesmo o consagrado DSG, de dupla embreagem, o ASG parece um sacrilégio.
A Volks está oferecendo o câmbio como opcional na linha do Polo. Ou seja, por R$ 2 450 a mais, você o inclui em qualquer versão. O carro vem também com novo volante igual ao do Passat CC, com comandos satélites no volante, mas também é vendido como opcional.

0 comentários:

Postar um comentário