02/04/2008

FLAGRA:Nova Meriva???


Um dos maiores orgulhos da indústria automotiva brasileira foi a Opel ter de admitir que o desenho da Meriva, ao contrário do que havia sido dito antes, era de responsabilidade dos projetistas da Chevrolet do Brasil. Pois a chegada da nova versão da minivan compacta na Europa, exibida nestas fotos, vai colocar à prova a capacidade do braço brasileiro da empresa de se manter atualizado.
Apesar de o exterior desta mula não ser mais do que uma carroceria da Zafira européia casada com a nova plataforma da Meriva, possivelmente a mesma do Corsa D, a parte revolucionária da mudança já pôde ser vista por dentro!
São as portas traseiras laterais, que são fixadas na coluna traseira do carro, e não na coluna B, como atualmente. Em resumo, isso significa que a minivan terá mesmo portas suicidas, como já se cogitava, um sistema que é velho conhecido dos brasileiros que já andaram de DKW.Essa é a explicação para o disfarce pesado que a Opel usou para esconder a parte traseira da nova Meriva, o que não adiantou muito. Já temos uma idéia de como será o desenho final, que chega às revendas européias em meados de 2009, e fizemos a projeção de computador que você vê na foto principal desta matéria.Como se pode ver, ela terá uma aparência muito mais elegante do que a do carro atual e as portas suicidas, apontadas como um sistema de acesso muito melhor ao interior. Na Europa, terá também os econômicos motores a diesel da Opel, infelizmente ainda proibidos para os brasileiros.
Nossas fontes informam que a Meriva deve mudar no ano que vem no Brasil. Se isso se concretizar, a Meriva européia vai se distanciar da nacional, que receberá, como prêmio de consolação, um motor 1,8-litro de 129 cv, mas será o mesmo usado atualmente, apenas com alguns melhoramentos, possivelmente tão gastão quanto o atual.
Considerando que o Fit novo está pra chegar ao Brasil, melhor seria a Chevrolet esperar um pouco mais para também lançar por aqui a Meriva nova, certamente um produto em melhores condições de enfrentar a segunda geração do monovolume japonês. Considerando o histórico recente da GM, entretanto, isso é pouco provável. Torçamos por uma mudança de rumos e por uma eventual surpresa. Uma assim seria mais do que bem-vinda.

0 comentários:

Postar um comentário