02/12/2008

FLAGRA:Fisker Karma!!!

Sinal dos tempos. Detroit pode se tornar o cemitério de muitas marcas, mas também pode ser o local de nascimento de uma nova indústria automobilística, mais eficiente e comprometida com o bem-estar ambiental. Tanto é assim que o Salão de Detroit será o local de apresentação oficial da versão de produção do Fisker Karma, o primeiro veículo elétrico de propulsão estendida do mundo.Essa primazia poderia ser do Chevrolet Volt, mas ele está prometido para 2010. Já o Karma está confirmado para o final de 2009. Ainda mais agora, que a Fisker fechou contrato com a Valmet, na Finlândia, para a produção do sedã, que deve ser de 15 mil unidades anuais.Com preço inicial de US$ 87,9 mil, o Karma pode ter suas baterias de íons de lítio carregadas em tomadas comuns de 110V, o que vem sendo chamado pelas fabricantes de “híbrido plug-in”. Contando apenas com a recarga em tomadas, o sedã pode percorrer até 80 km por dia, distância mais do que suficiente para os deslocamentos da maioria das pessoas. Por isso é que, apesar de ele ser chamado de híbrido, preferimos defini-lo como um veículo elétrico.O motor a combustão só entra para carregar as baterias do Karma, não tomando parte nenhuma na propulsão do sedã. Inexplicável é a Fisker ter escolhido um motor Ecotec 2-litros turbo de 260 cv para carregar as baterias do sedã. O motivo para usar um motor tão forte não é muito claro. É possível que um motor menor desse conta do recado com menos gasto de combustível. Soa meio incoerente.O Karma se destina a um público muito sofisticado e, por isso, não deve sofrer muitas restrições orçamentárias para começar a ser vendido. Ele terá, por exemplo, apenas quatro lugares. Todos individuais: serão dois na frente e dois atrás. As rodas, de aro 22” de série, são um exemplo claro do que se pode esperar do Karma. Fora elas, haverá DVD individuais para os passageiros do banco de trás, navegador por GPS e outras utilidades eletrônicas.Todas as referências de tamanho do Karma se ligam a seus concorrentes diretos. Segundo a Fisker, ele tem altura próxima da de um Porsche 911, o comprimento de um Mercedes-Benz CLS e a largura de um BMW Série 7.Pode parecer exagero comparar o desempenho de um modelo híbrido ao do mítico 911, mas o Karma acelerará de 0 a 100 km/h em menos de 6 s e sua velocidade máxima será de mais de 200 km/h. Nada mal para modelos que normalmente são considerados lentos.Outro mimo que a empresa reservará a seus clientes será a primeira tiragem do modelo. Os primeiros 99 Karma serão todos pintados na mesma cor do modelo exibido em Detroit neste ano, numerados e assinados pelo próprio Fisker. Se o carro, em si, já pode se tornar item de colecionador, numerado e assinado seu valor pode ir às alturas.Uma das coisas que facilitaram a vida da Fisker foi a sorte de contar com um sistema de propulsão pronto, o Q-Drive, criado pela empresa Quantum Technologies. Ele consiste de baterias de íons de lítio que podem tanto ser alimentadas pela rede de eletricidade das casas (quando postas para recarregar) quanto por um pequeno motor a combustão.Outras fontes de energia elétrica para o carro são provenientes do teto com células fotoelétricas, que mantém o ar-condicionado funcionando com o Karma estacionado, e da frenagem regenerativa, que recupera parte da energia gasta nas paradas.Com isso, se a autonomia de 80 km for insuficiente para algum dos deslocamentos de seu proprietário, o motor a gasolina entra em funcionamento e recarrega as baterias. A vantagem em relação a usar este motor diretamente para impulsionar o sedã é que ele trabalha sempre com o melhor compromisso entre emissões e consumo. Com isso, o sedã Fisker poderá ter uma autonomia de até 1.000 km ou mais, dependendo do tamanho que o tanque do carro vai ter (ainda não divulgado). Esperemos por Detroit. Agora, com um pouco mais de motivos.

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