31/10/2009

Audi e BMW possuem modelos mais potêntes

É certo que a potência e o torque de qualquer carro, na prática não corresponde aos números divulgados pela fabricante do veículo, talvez pelas condições do teste ou devido a própria marca. Entretanto, a diferença , nesse caso não é grande.
Em setembro a revista Carro fez testes com o BWM 135i, equipado com um motor3.0 V6 biturbo, que segundo a marca gera 306cv e 40,8kgfm de torque. Mas, ao testa-lo no dinamômetro (equipamento usado para medir o desempenho de veículos), foi obtida a potência de 343cv e 48,2 kgfm torque.
A equipe da revista achou estranho, esta unidade poderia ter algo a mais que o deixou mas potente. Acontece que o site norte-americano Autoblog também constatou mais potência num teste com o também BMW 335i, que usa o mesmo motor do 135i. Não deu outra, ele rendeu 348 cavalos de potência e e 48,1kgfm de torque.
Também surpresos, a equipe do site resolveu testar uma unidade do Audi S4 2010, que também possui um motor 3.0 V6, porém com compressor. O que descobriram, foi que ele desenvolvia muito mais que os 331cv e 46,4kgfm de torque. O resultado deu nada mais do que 397cv e 54kgfm e torque máximo.
É comum que as montadoras reduzam os números de seus carro, até mesmo a cilindrada dos motores, para que eles paguem menos impostos. Na Europa, por exemplo, a BMW vende o M3 (Versão apimentada do 335i) com 343cv de potência. Como ela convenceria o consumidor a pagar mais por um carro que gera o mesmo.
Simples, o valor de uma apólice de seguro varia, também em função da potência. Se for isso mesmo, acho que é um ato nobre da montadora, “reduzir” a potência de seu bólido para que o consumidor pague menos impostos ou menos seguro é uma coisa boa.

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